sexta-feira, 27 de maio de 2011

Radiação dos Celulares pode ser a causa da morte de abelhas

Há alguns meses soava um alarme indicando o suspeito desaparecimento de uma quantidade incontável de colônias de abelhas. Isto é extremamente grave, a extinção deste pequeno inseto poderia também significar a extinção da raça humana e pouca gente sabe disso
Já não se trata de pesticidas, nem da contaminação, nem da mudança climática, pelo visto o uso em massa de telefones celulares pode ser um dos culpados pelo trágico desaparecimento de centenas de milhões de abelhas em todo mundo.

Daniel Favre, pesquisador do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, acaba de publicar um estudo no qual demonstra que os sinais emitidos pelos telefones celulares durante uma conversa são capazes de desorientar as abelhas até o ponto de levar à morte.
Favre realizou até 83 experimentos diferentes para comprovar e medir a reação das abelhas ante a presença de um celular em funcionamento.
Os resultados parecem não deixar nenhuma dúvida. A equipe de Favre achou que, em presença de um celular que realiza ou recebe um telefonema, as abelhas produzem com o zumbido de suas asas até dez vezes mais o ruído que fazem em condições normais, um comportamento que habitualmente é utilizado pela colônia como um sinal de alarme que urge a abandonar a colmeia.
No entanto, quando o zumbido de alarme é induzido por um celular e não por uma causa natural, a colônia se desorienta com trágicos resultados.
O estudo de Favre corrobora outra pesquisa realizada em 2008 (cujos resultados não foram concludentes), segundo a qual as abelhas não regressavam a suas colmeias se colocassem um celular próxima delas.
Essa classe de forte zumbido não é frequente entre as abelhas, e quando acontece, normalmente não são emitidos por mais de dois membros da colônia ao mesmo tempo. A indução, por parte dos campos magnéticos dos telefones celulares a produzir este zumbido de alarme pode ter consequências dramáticas para a colônia.
Segundo o pesquisador, os aparelhos móveis ativos têm um impacto dramático no comportamento das abelhas, já que induzem às operárias a emitir em massa o sinal de alarme. Em condições normais, esse zumbido anuncia que o enxame deve se por em marcha ou é um sinal inequívoco que indica algum problema na colônia.
Entre outros fatores como os pesticidas, os sinais emitidos pelos celulares e as antenas de telefonia móvel poderiam estar contribuindo para o desaparecimento das abelhas em todo mundo.

Resta nos esperar que toda a comunidade científica internacional envide seus maiores esforços em busca da confirmação dos estudos de Daniel Favre e, sobretudo, na busca de soluções para o possível problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário