terça-feira, 17 de maio de 2011

Dois shoppings e um único destino

Até pouco tempo atrás, a Serra Catarinense lamentava não ter um grande shopping. Em dois meses, dois empreendimentos milionários foram anunciados e surpreenderam a população. Agora, o assunto causa polêmica em Lages.

Em fevereiro, um grupo de empresários lageanos anunciou o Boulevard Lages Shopping, com investimento inicial de R$ 130 milhões. Segundo os empreendedores, a construção está prestes a começar e deve ser inaugurada em outubro de 2012. Se for construído, será um dos maiores de Santa Catarina, com área locável, destinada às lojas, de 31 mil metros quadrados.

Na semana passada, os investidores do Centro Serra, Shopping Pátio Chapecó, Itasa Construções e Incorporações, Isoar Sistemas de Climatização e AD Shopping anunciaram outro empreendimento: o Shopping Pátio Lages, com investimento de R$ 70 milhões e área locável de 16 mil metros quadrados. Conforme eles, a obra deve começar nas próximas semanas e a inauguração está prevista para abril de 2013.

Um dos grandes ingredientes da polêmica é o terreno onde os investidores pretendem implantar o Shopping Pátio Lages, uma área doada pela prefeitura, onde foi construído, há sete anos, o Centro Serra Convention Center. O shopping e o centro de eventos estão ligados ao mesmo grupo, que, se viabilizar o projeto, pretende manter o Centro Serra junto ao empreendimento.

Empresário questiona legalidade do terreno:

O diretor-executivo do Boulevard, Antonio Wiggers, considera o trâmite imoral e questiona sua legalidade, pelo terreno ser público.

– É imoral alguém receber a doação de um patrimônio público para abrir concorrência com alguém que fez um investimento totalmente privado, como é o nosso caso. Até mesmo a legalidade da doação do terreno é discutível – diz Wiggers.

Ele adianta que vai apelar para a Justiça se necessário. Wiggers diz que o Boulevard não pediu nenhum bem público do município, pois o terreno de 61 mil metros quadrados onde será construído é de propriedade dos investidores. O único benefício fiscal será a isenção de impostos durante as obras.

João Cesar Pellin, administrador do Centro Serra e um dos investidores do Shopping Pátio, garante que tudo está sendo feito dentro da legalidade. O Centro Serra foi construído em um terreno de 34 mil metros quadrados, doado pelo município com base na lei de incentivos fiscais.

Pellin conta que, há três anos, surgiu a ideia de um shopping junto ao centro, e os investidores procuraram a prefeitura de Lages. O prefeito Renato Nunes de Oliveira autorizou a ampliação das atividades do centro do eventos para o shopping, e a doação de mais 15 mil metros quadrados na área. O projeto ainda precisa ser enviado pela prefeitura para votação na Câmara de Vereadores.

– Está tudo dentro da lei. Temos as licenças. Só falta o alvará de construção para iniciar a obra – diz Pellin.

Segundo o secretário de Administração da prefeitura, Antônio Arruda, a prática é legal. Ele diz que qualquer empreendedor pode solicitar terrenos públicos à prefeitura. Como contrapartida, o Shopping Pátio Lages construiria uma praça, palco, calçadão, pista de caminhada, ciclovia, playground e academia.


Shopping Boulevard Lages

Shopping Patio Lages


Fonte: DC

Um comentário:

  1. olha muito legal essa iniciativa de shopping's para nossa cidade realmente crescer precisamos de muitas industrias e creio que com esse shopping nossa cidade possa crescer so nao entendo aquele terreno vazio na dom pedro ao lado da rodoviaria com tres pedras e nao ter algo ali !

    ResponderExcluir